Organize a discoteca

Eu tenho um amigo que vive em uma situação semelhante a esta. Sua paixão por música empacotada em discos de vinil e CDs é mais forte do que a praticidade do formato de música mp3, que permite armazenar e carregar as faixas em aparelhos que chegam a pesar míseras gramas.

Dizem que o vinil voltou. A verdade é que ele não voltou. Ele sempre esteve aí. Quem gosta, gosta. Quem não gosta está perdendo.

Vamos combinar, a qualidade superior do som no vinil não se pode comparar à comprimida do mp3, ah não dá. Fora o apego emocional, o sentimento nostálgico, a originalidade genuína e tudo o mais que você conseguir reunir como justificativa para cultivar aquela montanha de bolachões em seu lar. Eu tenho alguns. Alguns da época da infância, como a trilha do Batman e os contos de fadas, e outros que são relíquias familiares e doações amigáveis. Mas tem gente que tem aquela coleção volumosa que, quando se dá conta, tem vinil até na cozinha.

O mesmo fato acontece com os CDs lendários que você faz questão de comprar com gosto, de folhear o encarte, assim como os DVDs de seus filmes favoritos, shows e séries.

Então, como organizar as coleções de modo que a gente consiga localizar o que queremos e, melhor, que a gente consiga lembrar do que tem ali?

Colocar em ordem é reduzir sua coleção a categorias que sejam práticas e lógicas para você.

1. Comece separando por gênero: MPB, Rock, Rock Alternativo, Pop Rock, etc.

2. Dentro de cada gênero, crie subcategorias: intérpretes masculinos e femininos, nacionais e internacionais, e ainda por compositores e épocas, como no caso da música clássica.

3. Procure sempre manter tudo em ordem alfabética. As fichas com abas indicando as categorias e a letra inicial garantem a ordem e você encontra o que quiser sem esforço.

4. Uma dica que pode ajudar bastante é fazer um catálogo no computador, numerando as peças e indicando as características das categorias.

5. Quer ir mais além? Catalogue também seus empréstimos, com a data, o ítem e o nome de quem pediu (caso seja necessário, até o telefone, vai saber!).

De acordo com o seu espaço, você pode organizar a sua coleção, desde que se tenha um pouco de planejamento do espaço a ser ocupado e dos materiais nos quais se vai investir.

Você pode comprar armários prontos, mandar fazer sob medida, ou ainda adaptar objetos para abrigarem sua coleção, como é o caso das caixas de feira, tanto de madeira quanto de plástico. Caixas de papelão também são uma opção, e eu ainda revestiria de tecido com estampas diferentes.

As prateleiras embutidas seriam a melhor opção por liberarem espaço para circulação ou outros móveis. Porém, exige quebradeira, mas o esforço vale a pena.

Este móvel então, projetado especialmente para abrigar os discos evitando o contato com a luz e a poeira, preservando a obra com mais garantia. E de quebra, você ainda decora cada compartimento com uma capa de disco, encaixada na portinha. Demais.

Seguem alguns cantinhos bacanas com mais ideias para exibir a sua coleção mais que especial. É pra inspirar.

CUIDE DAS CAPAS: Aqui você confere o vídeo que sugere os saquinhos plásticos como uma alternativa para manter a capa do seu disco sempre nova, ou pelo menos livre de danos maiores. Custa em torno de 60 centavos.

Não deixem de colecionar, é só organizar. 😉

Este post teve a colaboração de Geraldo Oliveira, meu amigo, diretor de arte, DJ nas horas vagas, possuidor de uma coleção de LPs, CDs e DVDs invejável e também da melhor trilha musical de festa de aniversário.

Fotos: Reprodução

Vídeo: GNT

5 ideias sobre “Organize a discoteca

  1. Nossa!! Fantástico ter uma coleção assim! Não é meu caso, infelizmente, mas vou utilizar a idéia para outras coisas. Tão bom ir ao encontro de alguma coisa sabendo que vamos encontrar rápido né?

    • Sim, eu comecei a escrever o post com as ideias de ordenação e organização e fiquei pensando em vários outros segmentos que precisam desses conceitos aplicados, como as roupas no roupeiro, ou uma despensa… muitas vezes a gente nem sabe o que tem em casa! 😉

  2. Olá,
    Adorei seu blog, principalmente o post sobre organização de discos de vinil.
    Fiquei muito interessado em uma das estante, aquela branca com portas onde dá pra encaixar as capas dos discos.
    Você conseguiu aquela foto em algum site de loja?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *