Jantar refrescante

jantar_refrescanteAqui em Porto Alegre faz 40 graus com sensação térmica de 50, pronto, exagerei pronto, falei! Então aqui a gente lança mão de tudo que é artifício pra enganar o psicológico e se refrescar. E eu falei “artifício”, tipo molhar o lençol na pia, se enrolar nele e deitar embaixo do ventilador. Um amigo meu diz que refresca queném ar condicionado, ahã, tá. Enfim. Um “outro” artifício é tentar criar refeições mais leves e práticas, pra ninguém ficar ali derretendo sobre o fogão. Os wraps, aqueles enrolados com uma massa fininha é uma boa opção. Você pode colocar o recheio que quiser, frio, claro. Eu vou mostrar o que eu faço aqui em casa, quase que todas as noites, diga-se de passagem.

Ingredientes:

Massa wrap – você compra pronta no supermercado

Creme azedo – aquele que tem nos restauras mexicanos e que é tão fácil de fazer que a gente já emenda a receita aqui na lata: faça ele antes de tudo, que até você montar os wraps ele já vai ter “azedado”. Esprema limão a gosto na quantidade que quiser de creme de leite ou, se quiser uma opção mais magra, em um iogurte daqueles sem gosto (natural, desnatado, etc), mexa bem e deixe ali no balcão, na temperatura ambiente (ou seja, nos 40 graus). Agora entra a parte em que eu dou a dica de uma marca sem ganhar um tostão furado: com o iogurte Grego Tradicional da Nestlé fica muito bom (eu falo daquele que vem em copinhos individuais, não em bandeja, ou em embalagens com papelão).

Queijo minas frescal picado

Atum enlatado (no óleo, na água, no que preferir, mas escorra bem)

Tomate picado

Cebola roxa bem picadinha

Gergelim

Sem quantidades, porque cada um sabe do tamanho da sua fome!!

Misture todos os ingredientes numa tijela, exceto o creme azedo.

Observação para os fãs de agridoce: acrescente maçã picada também.

Observação para os fãs de azedinhos: esprema um pouco de limão sobre a mistura.

Esquente um pouco a massa do wrap na frigideira, sem óleo! pra tirar aquele gosto de massa crua. Use uma antiaderente que a massa não vai grudar. Coloque no seu prato.

Espalhe o creme azedo sobre ela, coloque o recheio e enrole. Pronto!

Com uma limonada bem gelada, sem açúcar, fica uma loucura.

Bom apetite!

Foto: Casa Baunilha 

Uma ideia sobre “Jantar refrescante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *