7 sofás e suas almofadas – e por que tê-las?

É verdade, elas não são obrigatórias. No meu sofá, por exemplo, eu não tenho almofadas. Ainda. Isso porque desde que ele chegou, e já faz tempo, eu não parei pra pensar nas almofadas. Tem que ter química, não adianta. Elas precisam parecer que nasceram pra ele.

a-beautiful-mess3

E não é só uma questão estética. A adição de camadas num ambiente torna ele aconchegante. Acrescentar mais tramas e tecidos, além de cores, enriquece a experiência visual e tátil no espaço. Seu sofá pode ser o mais macio da face da Terra, mas se visualizar almofadas lindas sobre ele, é como enxergar um abraço de mãe te esperando.

E vale lembrar que vale tudo. Eu sou suspeita porque adoro frequentar lojas de tecido, mas dá pra escolher as próprias estampas e, se você não costura, mandar fazer as capas. Enchimentos nós podemos encontrar em lojões na faixa dos R$ 10,00. Podemos também pra comprar pela internet. Ou nós mesmos criarmos um padrão com tintas pra tecido, ou pedir pra bordadeira mais próxima criar um modelo exclusivo feito à mão.

Selecionei alguns sofás, que encontrei em sites, e suas respectivas companheiras. Me deparei com todo tipo de referência, claro, mas o que eu adoro são os toques de humor, que podem ser conseguidos com ilustrações. Na primeira foto, lá de cima, o conjunto é todo suave. Sofá cinza está muito em alta porque ele se adapta a todo estilo de ambiente. O da foto é cinza bem claro e as almofadas escolhidas formam um conjunto que reforça esse tom suave do visual. As peles falsas somaram o elemento *fofo*. Em ambientes frios, é ótimo.

ohjoy-9-decor-8O veludo é um tecido que historicamente é associado à realeza, ao luxo que custa caro. Hoje, na moda, as pessoas usam peças em veludo com jeans rasgado. Ou seja, ele já é pop. As almofadas na foto justamente trazem o veludo verde escuro pra atualidade, com estampas geométricas e muito colorido. O detalhe aqui embaixo é de uma delas, com ilustração de olho. Um daqueles detalhes de humor de que comentei.

ohjoy-43-decor-8

jordanferneyhometourlivingroomcouch-design-spongeSe tiver receio de ter que escolher entre todos os tons de cores do mundo das almofadas, dá pra restringir a paleta a um tom sobre tom, como na foto, por exemplo, almofada verde sobre sofá verde, e adicionar cores neutras como o preto e o branco. Funciona super e o visual fica mais limpo. E acho que listras sempre funcionam. Um exemplar de listras é um clássico.

15-2-design-sponge

Boho, hippie, de vó. O artesanal, o bordado e as mantas formam uma camada sobre o sofá e ele praticamente some. Ou seja, você não gosta do seu sofá? Beleza, junta tudo que você gosta, joga sobre ele e pronto. Vida que segue. E fica um charme que só. É sofá de gente que tem história pra contar.

untitled-a-beautiful-mess5Seu sofá é marrom e você fica se lamentando que ele não é atual, jovem, moderno? Mas ele é pura classe! Experimenta pôr algumas almofadas nos tons rosa e amarelo e você vai ver quem é o boss da sala. Ame seu marrom. Cuide bem do seu marrom. Trate a pão de ló o seu marrom!

Agora, almofadas e sofás à parte, que mesa de centro é esta, minha gente? Algumas réguas de madeira desencontradas com cobertura rosa num tom coral. Socorro. Quero.

hollyht20-decor-8Aqui, um belo exemplo das tais camadas. Na verdade elas estão presentes em todas as fotos aqui escolhidas, mas olha o detalhe da colcha de crochê – acredito eu – somente no assento do sofá. Parece que sem ela ia perder a graça, não é mesmo? Ela é o up na composição, é o algo a mais, o plus, a cereja do bolo, a chave de ouro, o arremate, o ponto com nó. Junto, claro, de todas as almofadas de estampas e alturas diferentes.

untitled-a-beautiful-mess4Quantidade? Não precisam muitas. Olha como duas, no cantinho, já fazem a-diferença. Lembrei até do mix de estampas da moda com essa almofada listrada junto da colorida. Informação de moda também pode ajudar a vestir a casa 😉

Pra todo sofá velho existem almofadas macias.

Fotos: Reprodução | 1 A Beautiful Mess, 2 e 3 Decor8, 4 Design Sponge, 5 Design Sponge, 6 A Beautiful Mess, 7 Decor8, 8 A Beautful Mess.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *