DIY: Guirlanda natural e sem custo

Eu adoro trabalhar com elementos naturais. Tem verdade, frescor, natureza, vida. Me faz bem saber que não estou sendo enganada. Como o Natal acontece praticamente no auge do calor no nosso país, a decoração natalina clássica parece sufocar e esquentar o ambiente com todos os seus elementos artificiais, os pinheiros de plástico, os enfeites purpurinados, as mantas acrílicas, e também pelas cores usuais que são o verde e o vermelho escuros.

casabaunilhaguirlanda3

Pra deixar a porta de entrada do meu apartamento no clima – refrescante e de natal – optei por criar uma guirlanda com objetos que eu já tinha em casa e plantas de uma praça próxima ao prédio. Ou seja, uma guirlanda que não demandasse custos. Tenho certeza que você também consegue criar a sua com o que você tiver aí.

Antes de qualquer coisa, queria agradecer minha irmã querida, Cíntia, que foi junto para a praça procurar plantas comigo num calor de 40 graus. Obrigada, maninha.

Nós encontramos a Hera-inglesa, usada como trepadeira e também como forração. A propósito, dizem que ela é ótima para a purificação do ar porque faz um bom trabalho absorvendo produtos químicos. Enfim, três galhinhos dela foram suficientes para a guirlanda.

casabaunilhaguirlanda4O material usado consiste em 3 coisas simples:

  • Galhos de alguma planta natural
  • Arame grosso
  • Arame fino, como os de pacote de pão

casabaunilhaguirlanda

Passo a passo:

  1. Verifique os galhos da folhagem, se tem pontas secas que precisam ser cortadas, se há alguma folha seca para retirar. Este é o momento da inspeção da sua matéria-prima.
  2. Corte o arame mais grosso no comprimento que você quer que corresponda ao diâmetro da sua guirlanda. Eu não fiz cálculos. Apenas fui abrindo o arame e arredondando, abrindo mais e arredondando, até que ficasse do tamanho que me agradasse.
  3. Torça ambas as pontas pra fechar o círculo. Pode usar um alicate pra facilitar.
  4. É hora de aproximar os galhos do círculo e prendê-los nele. Eu usei arames de fechar pacotinhos de festa que eu já tinha – como os de pão. Eu só desencapei eles pra retirar o dourado e, assim, ficarem invisíveis.

O bacana é respeitar as formas naturais do sentido das folhas e dos comprimentos, e não se apegar a detalhes. Eu acho mais interessante ainda quando uma parte fica mais encorpada que a outra. É bonita essa diferença de distribuição de peso.

casabaunilhaguirlanda2

casabaunilhaguirlanda6casabaunilhaguirlanda5Prontinho! Um arranjo verde, de verdade, refrescante, natural, lindo – e sustentável. E ainda por cima não custou nada. “Ah, mas dava pra colocar uns enfeitinhos, como bolinhas.” Que dava, dava. Mas daí não seria mais natural, nem sustentável, nem sem custo, e nem uma guirlanda de visual limpo, clean, arejado, elegante. Lembremos: menos é mais.

Feliz guirlanda pra vocês!

Fotos: Juciéli Botton | Casa Baunilha

Comentários

comentários

3 ideias sobre “DIY: Guirlanda natural e sem custo

  1. Pingback: DIY: Bolas de Natal flat em papel rendado - Casa BaunilhaCasa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *