DIY: Bolas de Natal flat em papel rendado

Eu lembro de todos entrarmos no carro, irmos para um pouco além da cidade, meu pai estacionar no acostamento, entrar mato adentro e sair com nossa árvore de Natal em mãos, um pinheiro de porte pequeno pra médio, lindo. Isso foi há muito tempo, claro. Uma tradição que teve de se adequar aos novos tempos quando compramos uma árvore desmontável, usada até hoje. Mas sempre vou lembrar do cheiro de natureza, de “coisa” verde invadindo o carro e depois a nossa casa. Natal após Natal, nunca havia uma árvore igual à outra.

casabaunilhaemfeite3

Inspirada na tradição, fui atrás do meu pinheirinho natural, só que de uma forma mais prática, no supermercado mesmo. E pra enfeitar, queria algo que seguisse o estilo dos DIYs já criados para este fim de ano aqui no blog, com visual artesanal e reutilizando alguns materiais, como os pacotes de presente e a guirlanda.

Então, tradição por tradição, pensei em recriar o enfeite clássico de natal, que são as bolas, só que feitas com papelão reutilizado e detalhes feitos com papel rendado branco pra dar contraste. Bolas fáceis de serem feitas, sem muito custo, que podem ser guardadas – sem ocupar espaço – e utilizadas no ano que vem, e no outro, e no outro também…

casabaunilhaenfeite11Vamos nos divertir? Então vem comigo.

Material usado:

  • Papelão ou papel cartão para reuso
  • Furador de papel
  • Fita rendada branca de papel
  • Toalhinha rendada branca de papel
  • Cola
  • Pincel para aplicar a cola
  • Fibras de ráfia seca
  • Tesoura

casabaunilhaenfeite19Eu reutilizei uma embalagem. De um lado tem a impressão e no verso tem a textura natural do papelão, que é o que interessa:

casabaunilhaenfeite201. Com um objeto redondo do tamanho de sua preferência – como um copo, por exemplo – faça círculos na área impressa do material reaproveitado. Recorte os círculos e faça o furo:

casabaunilhaenfeite122. Passe a cola no papel rendado, numa pequena parte, com cuidado pra não encharcar e evitar que enrugue:

casabaunilhaenfeite133. Posicione o papel rendado abaixo do furo, deixando um respiro entre eles para que apareça um pouco do papelão. Isso cria um contraste. Passe os dedos para alisar e fixar melhor o papel rendado, cuidando para não exagerar na pressão e perder o relevo natural dos detalhes:

casabaunilhaenfeite14

4. Com o verso para cima, retire o excesso cortando na borda do círculo:

casabaunilhaenfeite15

5. Aproveite a sobra para fazer mais uma. Ou seja, um papel rendado rende duas bolas natalinas. No caso da fita rendada, é só cortar um pedaço que cubra o diâmetro do círculo, colar e recortar a sobra.

casabaunilhaenfeite16

6. Hora de amarrar a fibra de ráfia. Eu amarrei uma extremidade no furo e deixei a outra livre. Para pendurar na árvore, é só enrolar no galho. A ráfia segura bem e não fica aquele excesso de cordão no pinheirinho. Ela praticamente some.

casabaunilhaenfeite17

Prontinho. Bolas natalinas flat de papel. Visual artesanal, natural. A cara do consumo consciente e da sustentabilidade. Ou seja, a cara da riqueza.

casabaunilhaenfeite2

casabaunilhaenfeite10Para arrematar a cena natalina eu usei alguns itens especiais, como o tecido marrom para envolver o vaso do pinheirinho. É uma herança da minha avó Ignez e que eu guardo há anos. Nunca consegui fazer nada com ele, já pensei em almofada, blusa e tudo mais, mas gosto dele assim, inteiro, somente como um tecido esperando para ajudar no que for preciso. Pois chegou a hora dele como cachepô. As pinhas eu encontrei no chão da mesma praça em que peguei as plantas para fazer a guirlanda natural, assim como as cascas secas.

De novo, não é preciso gastar uma grana pra deixar sua casa no clima do Natal. E ainda é possível fazer num estilo que te agrade. Eu, por exemplo, gosto de trabalhar com materiais reaproveitados e naturais, como plantas, buscando um aspecto artesanal e natural para os enfeites. Como não gosto de deixar minha casa coberta de vermelho, opto por essas texturas e tons naturais que ajudam até a refrescar o ambiente. Afinal, estamos praticamente no verão.

Feliz pinheirinho a todos!

Fotos: Juciéli Botton | Casa Baunilha

2 ideias sobre “DIY: Bolas de Natal flat em papel rendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *