DIY: laranja desidratada para um Natal tropical

Realização de um sonho este pinheirinho enfeitado com fruta desidratada! Eu sempre quis experimentar. Adoro o visual de algumas frutas cítricas sequinhas, ficam bonitas até nas guirlandas e enfeitando pacotes de presente. Sem contar que deixam o visual mais leve. Eu vivo no Brasil, não é mesmo? E, pra mim, não faz sentido a decoração de Natal sufocante e calorenta que é típica de uma parte do mundo onde neva nesta época do ano – lembram que penduram até meia na lareira onde são colocados presentes? Meia! Então, meus enfeites de Natal geralmente não são vermelhos e não têm aqueles tecidos felpudos e outras texturas que possam deixar a minha casa mais calorenta do que ela já consegue ficar no verão. Me dá coceira só de pensar. Menos é mais até no Natal.

Confesso que, por nunca ter me identificado muito com a decoração típica do Natal, eu não me entusiasmava em decorar a casa para a ocasião. Mas quando me dei conta de que eu poderia fazer qualquer coisa na minha casa e produzir eu mesma a decoração, do jeito que eu quisesse, comecei a ver esta época do ano como uma oportunidade de me divertir criando e experimentando. Afinal, é decoração. E a gente adora!

Então, neste ano eu decidi que teria uma árvore enfeitada com fruta desidratada, e a laranja fica sensacional tanto na textura quanto na coloração. Pendurada no pinheirinho mesmo, com aquele fundo verde-natureza, o efeito é mais lindo ainda. Acho incrível a mescla da coloração clara com a escura, olha só:

Na primeira vez em que tentei desidratar as fatias de laranja eu não tive muito sucesso e queimei a maioria. Na segunda tentativa eu consegui fatias mais desidratadas e menos queimadas. Isso pelo fato de eu não ter um forno industrial que oferece temperaturas mais amenas, como a de 50 graus, recomendada para fazer este tipo de efeito. Então, se você tem um fogão normal na sua cozinha, com temperatura mínima de 150 graus (veja só quanta diferença), se liga na tabela que eu fiz com o passo a passo do que não fazer e do que fazer para conseguir fatias lindas para a sua árvore tropicaliente.

OBSERVAÇÕES:

Uma dica que encontrei na minha pesquisa é finalizar cobrindo a fatia com verniz em spray para impermeabilizar e oferecer mais durabilidade. Eu não utilizei esse recurso porque minhas fatias não ficaram cem por cento secas, então não pretendo guardá-las por muito tempo. Acredito que se fosse possível deixar as fatias secando por mais tempo, numa temperatura amena, o resultado seria melhor. Como isso não foi possível devido ao forno, eu trabalhei com as minhas possibilidades para conseguir um visual para a minha árvore, e não para produzir laranjas desidratadas decorativas que duram para todo o sempre. Avalie quais são as suas possibilidades e trabalhe com elas. Seja criativo e improvise.

Não confunda papel manteiga, usado em receitas, com o papel vegetal, usado em desenhos e trabalhos artísticos. Só pra reforçar, o que eu usei foi papel manteiga, próprio para culinária.

Além de recomendarem uma temperatura de 50 graus para a secagem, alguns sites ainda indicam que as fatias fiquem no forno de 3 a 4 horas. Como eu disse, eu não deixei este tempo todo porque como meu forno não oferece temperatura mais baixa, seria inviável 4 horas de secagem sem tostar as fatias. Lembre de adequar o processo com o que você tem em casa.

Para pendurar, escolhi o ângulo mais bonito da fatia (qual vai ser a parte de cima e a de baixo), qual lado quero que fique voltado para frente, abri um pequeno furo com a faca e passei uma tira da trama da juta. Aqui embaixo tem uma foto da juta. Como dá pra perceber, a trama é bem aberta, ou seja, é bem fácil separar as tiras. Use as tiras para amarrar seus mais novos enfeites.

Depois é só decorar o espaço da árvore. Eu experimentei algumas molduras mas tenho certeza que daqui a pouco já vai ter outra decoração no lugar. Aqui em casa as coisas estão sempre se movimentando. O negócio é experimentar e fazer a energia circular.

Espero que tenham gostado da minha árvore diferentona e que ela possa inspirar vocês a criarem suas próprias decorações natalinas diferentonas.

Ou pelo menos mais refrescantes.

Fotos: Juciéli Botton para Casa Baunilha

4 ideias sobre “DIY: laranja desidratada para um Natal tropical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *